BLOG

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF 2020

Publicado em 23/03/2020
DIRPF 2020

Você sabia que a declaração de imposto de renda – DIRPF vai além dos meses de Março e Abril?

Exatamente, este é um processo que se estende por todo o ano.

Isso porque se você tem muitas despesas com educação, plano de saúde, consultas médicas e etc precisa solicitar as notas fiscais de tudo, periodicamente, já que estas são abatidas da base de calculo do imposto.

Assim, você poderá ter impostos a restituir, ao invés de a pagar!

É comum que a grande maioria das pessoas deixem para informar sua declaração próximo ao prazo final, e neste momento já estão ansiosas e receosas de que possam ser notificadas, porém, o fato é que deixar para ultima hora e realizar o envio “nas pressas” pode ocasionar em problemas.

A pressa e a falta de atenção ao preenchimento das fichas da DIRPF faz com que as pessoas passem por cima de detalhes importantes, e ao invés de se livrar de uma possível notificação, se expõem.

Já pegamos declaração de imposto de renda, onde o filho da responsável pela declaração estava informado como cônjuge. Acredite, foi real!

Além de detalhes como este, é necessário se ater ao fato de que, se do casal, os dois declaram, não tem porque declarar um ou outro como dependente.

Cada um faz a sua!

Informações de imóveis e móveis tem particularidades e forma como devem ser informadas.

O que comumente é verificado, são pessoas informando o valor dos imóveis ou móveis financiados com o valor total do bem, quando na verdade o valor a ser considerado deve ser o que já foi efetivamente pago.

Para resolver isso, no banco em que você financiou, solicite o informe para o imposto de renda e terá as informações corretas.

Além dos valores, informações de endereço, inscrição municipal, placa do carro, modelo etc são solicitados na declaração e devem ser informados de forma organizada e coerente.

Qualquer informação digitada sem atenção, poderá ser uma notificação para você.

Além dos pontos já citados, estarei disponibilizando abaixo alguns dos pontos que são menosprezados pelas pessoas, porém, são motivos para cair na malha fina.

Erros na DIRPF que se converteram em Malha Fina:

  • Informar filho como cônjuge
  • Informar esposo(a) como dependente, sendo que o mesmo também faz declaração.
  • Deixar de informar rendimentos por achar irrelevantes – Já tivemos 1 caso de cliente onde deixou de nos passar um informe no valor de 1.204,00 e foi notificado pela RFB. Pagou mais de 1k de multa.
  • Informar valor total de moveis e imóveis, sendo que o mesmo esta financiado.Neste caso deve ser informado somente o que já foi efetivamente pago.
  • Informar despesas não dedutíveis na declaração. Como estacionamento, medicamentos de dor de cabeça (ex).
  • Preencher as fichas de forma incorreta
  • Não Solicitar notas fiscais das despesas dedutíveis (Plano de saúde, Educação próprias e dos dependentes etc) o que impossibilita a restituição do imposto pago.

Fique atento e envie o quanto antes a sua declaração.

Para aqueles que tem o imposto a restituir, o quanto antes enviar, mais rápido receberá!

Conte conosco de precisar de ajuda, clicando aqui.

×

Olá!

Clique aqui e fale conosco diretamente no WhatsApp

× Fale conosco