Como emitir NFS-E em Feira de Santana- WebISS

O que é a WebISS?

O WebISS funciona como um sistema de suporte à metodologia de gestão do ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (ou IBAM), que utiliza a Web como plataforma tecnológica.

Essa solução de gestão proporciona o controle de documentos físicos e eletrônicos. Os Estados brasileiros que usam o WEBISS são: AL, BA, ES, GO, MA, MG, MT, PI, RO, RJ, SC, SE, TO.

Agora que você já sabe o que é, como pode solicitar e habilitar o sistema emissor de NFS-e? Vamos lá!

Para que a sua nota seja emitida, a sua empresa precisa ter uma Inscrição Municipal.

Preciso ter uma Inscrição Municipal?

Toda empresa precisa ter a Inscrição Municipal. Mesmo que o seu endereço seja apenas para correspondência é muito importante estar devidamente registrado no seu município e sempre em dia com a fiscalização.

A partir da Inscrição Municipal que você consegue emitir as suas notas fiscais.

Aqui na Ellun nós podemos te ajudar com isso, você não precisa se preocupar com burocracias.

Como fazer a Inscrição Municipal no meu CNPJ?

Como habilitar o portal de emissão de notas webISS?

Antes de conferir o passo a passo já vou disponibilizar para você vídeos explicativos privados (só tem acesso por esse link) te ensinando como fazer a emissão da sua nota fiscal.

Passo 1:

Você vai digitar em seu navegador “WebISS”

Vai clicar no primeiro link https://www.webiss.com.br/

Vai informar o Estado e Município, que nesse caso é Feira de Santana, BA e clicar em “Entrar”.

O sistema vai carregar e depois te solicitar usuário e senha.

OBS: Para ter acesso ao sistema de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e) é necessário informar o CPF e a senha do usuário. Caso ainda não possua o cadastro, deve clicar no ícone “Cadastre-se agora” e preencher o CPF e o e-mail.

Após isso, o Sistema apresentará uma mensagem informando que foi enviado um link para seu e-mail para concluir o cadastro de usuário.

Após receber, clique no link recebido para realizar o cadastro de usuário. Preencha todos os campos disponíveis e inclusive defina sua senha de acesso. Neste cadastramento, os dados a serem inseridos correspondem aos dados da Pessoa Física vinculada ao CPF.

Cada CPF terá uma única senha e acesso.

Agora, para concluir esta ação, basta o usuário clicar em “Finalizar o cadastro”.

Pronto! Agora você possui seu cadastro de usuário e sua senha para acesso ao Sistema WebISS®.

Para continuar o acesso, ainda na página do sistema, na sua lateral esquerda você vai ver alguns campos. Deve clicar então em “CeCs” e em seguida “Solicitar”.

Logo após isso, você vai verificar se o cadastro que está fazendo é para PF ou para PJ. No nosso caso, nesse exemplo, é um cadastro de Pessoa Jurídica.

Depois de clicar no tipo escolhido, vão aparecer as seguintes opções:

Agora você deve clicar em “Prestador de Serviços” e vão ser mostrados na sua tela todos os passos do Cadastro, bastando clicar em “Próximo”.

Passo 02

Você deve preencher todos os dados da Pessoa Jurídica

Passo 3

Você deve preencher os dados de contato

Passo 4

Te aconselho a no passo 04 ter um pouquinho mais de atenção, pois é o campo em que vamos informar o endereço de localização da empresa e o endereço de correspondências.

Caso seja o mesmo endereço para os dois tipos, você pode deixar marcada essa opção (como na imagem abaixo), caso não, deve desmarcar.

Passo 5

Chega a ser ainda mais importante, pois é nele que vamos habilitar o CNAE e a lista de atividades.

Lembrando que ainda nesse campo, temos a opção de informar os dados do contador que vai cuidar da sua empresa.

Passo 6

Você vai preencher as informações do quadro societário

Passo 7

Vai ser possível ver quem está realizando a solicitação e abaixo haverão os botões de “Confirmar solicitação”, “Salvar rascunho” ou “Voltar para o passo anterior”.

Sua solicitação ficará com o status de solicitado e assim que a Prefeitura analisar, se tudo estiver certo, o status mudará para “Aprovado”. Caso falte alguma coisa, ficará o status de “Reprovado” e você poderá verificar o que ficou faltando na Ficha/Histórico para a correção.

Pronto, após esse passo-a-passo, agora sua empresa está pronta para emitir NFS-e!

Como emitir uma nota fiscal na WebISS?

Ao entrar no sistema, no canto superior direito terá um local com o seu nome, isso acontece porque você está na página com o CPF.

Você vai precisar clicar no seu nome e mudar o perfil para o CNPJ. Basta clicar no seu nome seguido com CNPJ.


Nesse momento você já está na página correta.

Nas lateral esquerda aparecerá as seguintes opções e você deve clicar em CRIAR.

 

Se você ainda não emitiu nota nesse novo sistema, pode clicar diretamente em próximo. Se você já emitiu e vai emitir uma nova para o mesmo tomador anterior, basta filtrar pelo CNPJ

Insira os dados do tomador:

Colocar a competência em que o serviço foi prestado;
• Coloca o ISS exigível;
• Adiciona a atividade e o CNAE;
• Adiciona a descrição dos serviços.

Adicionar o valor e clicar em rascunho

Após isso, basta verificar o rascunho da nota e depois é só clicar em emitir

Chegamos ao fim, a sua nota foi emitida.

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