Como fazer a Inscrição Municipal do meu CNPJ?

Toda empresa precisa ter a Inscrição Municipal. Mesmo que o seu endereço seja apenas para correspondência é muito importante estar devidamente registrado no seu município e sempre em dia com a fiscalização.

A partir da Inscrição Municipal que você consegue emitir as suas notas fiscais.

Aqui na Ellun nós podemos te ajudar com isso, você não precisa se preocupar com burocracias.

O que é a Inscrição Municipal?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.

Normalmente ela é obtida nas prefeituras de maneira presencial e no sites de cada município, a partir dos dados providos pelo empreendedor.

É o mesmo que Comprovante de Inscrição Municipal, Cadastro Mobiliário, Inscrição Municipal, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário), Alvará, entre outras denominações que representam o mesmo significado, dependendo da aplicação e da localidade.

Além de servir para solicitação do alvará de funcionamento, a Inscrição Municipal também serve para que as empresas paguem o Imposto sobre Prestação de Serviço (ISS – O tributo é obrigatório para negócios que realizam a prestação de serviços e é cobrado na nota fiscal de cada cliente)

A inscrição municipal também serve para obter outros documentos e licenças como Certidão Negativa para participar de licitações, laudos de vistorias e licenças sanitárias e do corpo de bombeiros.

Cada município tem seus próprios processos que permitem que o contribuinte consulte a Inscrição Municipal. Muitas prefeituras já modernizaram seus sistemas e disponibilizam pelo seu site oficial um sistema de solicitação gratuito que gera essa informação na hora. Porém, outras ainda mantém a consulta apenas presencial.

Então, informe-se como funciona na sua cidade, pois é importante manter uma versão impressa do alvará com a inscrição municipal na sua sede.

Delegue essa atividade

Você não precisa se preocupar em entender com funciona o processo de solicitação de Inscrição Municipal. A equipe Ellun Contabilidade está disponível para te auxiliar nesse processo.

Após o processo de Inscrição Municipal e a habilitação do sistema de emissão de notas, o seu CNPJ estará disponível para emitir suas notas.

TIRE SUAS DÚVIDAS NO WHATSAPP

Possui CNH?
Você precisa de qual certificado?