BLOG

Como ter recebimentos do exterior?

Publicado em 06/07/2022

O mercado de trabalho está sem fronteiras, e é bem comum surgir dúvidas de como receber por serviços prestados fora do Brasil. Por isso, a equipe Ellun preparou esse conteúdo para te ajudar.

Da plataforma de câmbio até o Invoice, saiba como ter os seus recebimentos do exterior.

Principais serviços exportados do Brasil

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) sobre o volume de dinheiro movimentado por cada setor dentro de um regime de exportação e importação de serviços, o principal serviço exportado por brasileiros são de TI.

Confira o ranking a seguir:

  • TI;
  • Gestão / Consultoria;
  • Serviços financeiros;
  • Direito e serviços jurídicos;
  • Marketing;
  • Turismo;
  • Engenharia;
  • Pesquisas de Mercado;
  • Esporte.

Se você já tem uma proposta ou não presta serviço para empresas estrangeiras, encontre aqui as plataformas que vão te auxiliar na busca por essa vaga.

Serviço de câmbio: o que é e para que serve

O serviço de câmbio, também conhecido como operação de câmbio, nada mais é do que a troca da moeda de um país pela moeda de outro país.

Então, se você exporta serviço, para receber o valor em real é necessário contar com uma plataforma intermediadora, uma plataforma de câmbio.

Plataformas de câmbio, qual escolher?

Entre várias opções, como:

  • Remessa Online
  • TransferWise
  • Paypal
  • Payoneer
  • Entre outras…

A mais indicada por nós é a Husky.io, onde temos uma parceria bem vantajosa para os nossos clientes proporcionando 52% de redução na taxa de câmbio.

Parceria com a Husky.io

A nossa parceria com a Husky trás grandes vantagens para os nossos clientes. Como:

  • Entrega rápida: o dinheiro é creditado em sua conta bancária local dentro de um dia útil.
  • Custos reduzidos: Taxa fixa e taxa de câmbio estabelecida. Sem taxas ocultas e todos os impostos incluídos.
  • Suporte: se houver algum problema com um pagamento, o suporte da Husky resolve no melhor tempo possível.

E ainda mais vantagens para clientes Ellun, temos um cupom exclusivo para nossos clientes o que permite a redução da taxa de conversão.

Criando a sua conta pelo nosso link de parceria você garante a sua 1° transferência com custo 0.

Clique aqui para garantir esse 1° uso sem custo.

Plataforma de Câmbio Husky

Invoice: Preciso emitir?

É necessário o reconhecimento de todas as obrigações e regras para receber seu faturamento do exterior. Por isso, já te adianto. é necessário sim a emissão do invoice. Para conhecer mais sobre esse documento, basta continuar a leitura.

O que é uma invoice?

Invoice é um documento fiscal que deve ser emitido pelo profissional que presta serviço ou vende produto para o exterior. Vamos dizer que o Invoice é como se fosse uma nota fiscal. Essa “nota” precisa ser emitida para garantir que o seu negócio estará dentro da legalidade.

A invoice deve ser emitida sempre que houver uma relação comercial internacional.

Quem emite o invoice?

Em todos os casos, a emissão da invoice deve ser feita por quem vendeu o produto ou prestou o serviço. Isso acontece porque, como você já sabe, a Invoice funciona como uma nota, ou seja, uma forma de cobrar o valor devido pelo cliente.

Existe algum modelo padrão de invoice?

Não existe um modelo definido para a emissão de um invoice. Isso pode até confundir algumas pessoas, mas é mais fácil do que você imagina.

O profissional que emite invoice com frequência pode pegar um modelo na internet, editar de acordo com a sua empresa e deixar salvo como um template, assim sempre que precisar emiti o documento, já estará salvo com as suas informações.

Com o Invoice não preciso emitir nota fiscal?

Não. Invoice e Nota fiscal são documentos diferentes e o empresário precisa fazer as duas emissões para que a prestação de serviço ou venda aconteça na legalidade. A nota fiscal serve para declarar a transação para a Receita Federal. Já o Invoice deve ser enviado para o cliente do exterior.

Ou seja, a nota fiscal de serviço é de validade Brasileira e a invoice de validade no exterior.

Não tenho CNPJ, como emitir o invoice?

Você não precisa obrigatoriamente de um CNPJ para a emissão de um invoice. Caso não tenha o CNPJ o invoice deve ser emitido pelo seu CPF, mas cuidado nem toda empresa aceita invoice de pessoa física isso dependerá do contrato com o seu cliente. Outro ponto, é que se você emitiu a invoice como pessoa física, o recebimento deve ser declarado como rendimento tributável no carne leão e ajustado no seu Imposto de Renda.

Caso a invoice seja emitida pelo CNPJ, você deverá emitir a nota fiscal e a apuração do Imposto será feita mensalmente por sua contabilidade.

Acesse Modelos de Invoice

E para isso você deve ter uma contabilidade especializada no atendimento à empresas que exportam serviços. Fale com a nossa equipe e receba uma simulação de impostos referente ao seu recebimento do exterior. Falar com a equipe.

Abertura de empresa

Esteja preparado para receber em dólar

Aqui na Ellun Contabilidade você conta com todo o suporte para saber como ter os seus recebimentos do exterior, reduzindo os seus impostos de forma totalmente legal. Entra em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp que vamos te auxiliar nessa jornada. 

×

Olá!

Clique aqui e tire suas dúvidas diretamente no WhatsApp

× Fale conosco