A rápida evolução da tecnologia na gestão de lançamentos contábeis

Será que já paramos para pensar na constante evolução tecnológica que vem progredindo no mundo contábil? O contador está preparado para a grande evolução tecnologia que a internet vem trazendo?

Há pouco tempo todas as demonstrações Contábeis eram feitas ainda no papel, escritas a mão sem erros ou falhas, caso ocorresse, o processo deveria ser refeito por completo, o que por muitas vezes se tornava algo extremamente cansativo. 

Crescimento da Tecnologia

Com o massivo e rápido crescimento da tecnologia, o mundo contábil foi se aperfeiçoando de forma que o contador que não se adaptou, ficou para trás e o contador que se planejou e profissionalizou, teve seu currículo requerido nas diversas áreas da contabilidade.

Com o aprofundamento e ajuda da tecnologia, ficou cada vez mais fácil salvar demonstrações Contábeis de várias empresas em questão, com alguns cliques e ferramentas certas, seu balancete estará salvo em uma pasta compartilhada com o dono da empresa.

Mas quem é contador sabe que a qualquer momento pode chegar uma dúvida pertinente sobre um novo assunto o qual ele terá que se especializar. É muito importante saber usufruir da tecnologia para a formatação da mesma, com o estudo e a técnica, o contador pode otimizar seu tempo no momento desde o onboarding até os lançamentos, conciliação, consultoria, etc.

Hoje é possível que o contador possa, com estudos aprofundados sobre o assunto, configurar uma plataforma para realizar automaticamente funções que levariam mais tempo caso fosse feito “a mão”, como, por exemplo, configurar a  plataforma “domínio” para que o seu lançamento de extrato bancário seja importado quase, praticamente ou completo, contando que as informações da configuração e do extrato estejam alinhadas e unificadas com a configuração certa, portanto, é de suma importância que a todo momento, nos contadores buscarmos nos profissionalizarmos a fim de usufruir dos conhecimentos contábeis e da tecnologia presente na atualidade, dando mais credibilidade e informações ao cliente e visando sempre otimizar o tempo de envio das demonstrações Contábeis enviadas.

Pontos positivos da tecnologia com a contabilidade

Mas será que essa pauta só tem pontos positivos? Será que um dia a tecnologia vai saber processar tudo que fazemos hoje e conseguir nos tirar do mercado de trabalho?

É importante pensar a respeito para que a longo prazo, ainda estarmos a frente da tecnologia e não ela na frente do nosso processamento.

É possível encontrar serviços e softwares desenvolvidos exclusivamente para escritórios contábeis, pensados para aperfeiçoar o trabalho, aumentar a produtividade e otimizar tarefas. 

A contabilidade trabalha com documentos como as demonstrações que são gerados a partir de processos contábeis, lançando informações decorrentes de transações efetuadas e dados bancários, são exemplos deles a DLPA, DRE, balancete, balanco, razão, etc.

Com o intenso crescimento de novas tecnologias, esses processos podem ser automatizados, mudando a maneira de se pensar na contabilidade.

Com a automatização, não é mais necessário realizar todos os lançamentos manuais, um a um.

Porém, é preciso verificar se esses lançamentos estão sendo realizados de forma correta, confiando o processo em um dos princípios que garantem a qualidade da informação contábil, até porque a tecnologia é uma ferramenta da automatização e não uma forma da máquina realizar o seu trabalho.

Sugestão de Leitura

TIRE SUAS DÚVIDAS NO WHATSAPP

Possui CNH?
Você precisa de qual certificado?