BLOG

Todo nutricionista precisa de um CNPJ?

Publicado em 15/07/2022

Você sabia que é muito mais econômico o nutricionista ter seu faturamento como Pessoa Jurídica?

É isso mesmo, continua a leitura que vou te explicar tudo que é necessário para você pagar menos impostos.

BENEFÍCIOS QUE VOCÊ TERÁ PRESTANDO SERVIÇO COMO PJ

Você já considerou a possibilidade de abrir a sua empresa e ficar regular perante a Receita Federal?

Se ainda não pensou, chegou a hora de entender o porquê você deve regularizar o seu negócio.

Por isso, hoje trouxe 6 benefícios que você não sabia sobre abrir um CNPJ para nutricionista.

Sabemos da sua labuta do dia a dia e por isso que nós da Ellun nos preocupamos tanto em abrir a sua empresa com a maior agilidade, tranquilidade e eficiência possível, para que, em poucos dias, você já possa oferecer seu serviço com ainda mais excelência para seus clientes.

Aqui na Ellun, você nem precisa se preocupar com burocracia. Isso fica em nossas mãos, enquanto você fica tranquilo, focado em fazer somente aquilo que é importante para você e seu negócio.

1.A formalização do seu trabalho

Quando você se formaliza, fica dentro da lei e assume uma imagem muito mais profissional perante o mercado, além de ganhar maior confiança por parte dos seus clientes.

2.Emissão de notas fiscais

Para que a emissão seja possível é necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). 

Muitos clientes só fecham um negócio se o contratante emitir uma nota fiscal. 

Além disso, a emissão de nota fiscal transmite uma imagem muito mais profissional, o que traz mais segurança para alguém que está procurando um serviço como o seu.

A nota fiscal é o documento onde constará informações cruciais, como: a discriminação do serviço prestado e o período em que isso aconteceu.

Além de ser uma garantia de que você prestou o seu serviço e que, por direito, deve receber por ele.

3.Economizar com impostos

Um profissional autônomo chega a pagar até 27,5% em impostos, Isso significa mais de 1/4 daquilo que aquele profissional faturou!

Vamos supor que um determinado profissional autônomo faturou R $8.000,00 em um mês.

Se ele não possui empresa aberta, ele está sujeito a pagar até R $2.200,00 só de impostos!

Porém, esse cenário muda de figura quando falamos de abertura de empresa. Com um CNPJ em mãos, a economia é certa! Isso porque quem é PJ paga de 6% a 15,5% somente.

4.Ajuda a diminuir taxas de INSS

Quem abre empresa também paga menos INSS, ao invés de pagar até 20% de INSS, quem possui CNPJ ativo pode pagar somente 11%.

5.Maior remuneração

Quando você abre sua empresa, fica muito mais fácil atender vários clientes de uma vez.

Assim, você tem a liberdade para escolher os melhores clientes, melhores contratos, entre outras possibilidades, o que é um ótimo sinal para alavancar sua remuneração!

6.Se diferenciar dos demais profissionais

Ao selecionar um serviço, o seu cliente em potencial pode perguntar se você tem CNPJ, pois isso irá demonstrar que você se preocupou em se regularizar para oferecer um serviço de maior qualidade ao seu público.

Assim, você fica em destaque e garante ainda mais clientes do que um profissional autônomo que não possui CNPJ, por exemplo.

NUTRICIONISTA PODE SER MEI?

Entendendo o que é o MEI

É a sigla para Microempreendedor Individual. Essa modalidade surgiu para atender profissionais autônomos que desejam se formalizar e, assim, usufruir de benefícios como:

  • Auxílio-Maternidade;
  • Direito a afastamento por problemas de saúde;
  • Aposentadoria;
  • Isenção de Tributos Federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL);
  • Entre outros.

O Regime Tributário para quem é MEI é exclusivamente o Simples Nacional, que possui um sistema simplificado de recolhimento de impostos através de uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Parece interessante, não é verdade? Porém esse modelo de empresa possui algumas restrições, tais como:

  • Faturamento de, no máximo, R$ 81.000,00 por ano, ou R$ 6.750,00 por mês;
  • Não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular;
  • Pode contratar somente um empregado.

E afinal, o nutri pode ser MEI ou não?

Além de todos esses pontos, quem é nutricionista NÃO pode se tornar MEI. Isso acontece porque o MEI tem como finalidade primária a de tirar da informalidade profissionais que atuam em áreas mais simples e que não são de cunho intelectual ou científico.

Veja a lista completa das profissões que podem ser MEI. 

COMO FUNCIONA A TRIBUTAÇÃO PARA NUTRICIONISTA?

Se você é nutricionista, não tem CNPJ e fica esperando o momento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física para o recolhimento de Impostos.

Continua aqui que essa parte do texto é para você. 

A alternativa para você não pagar 27,5% do seu faturamento em impostos é que ao ter uma empresa enquadrada no Simples Nacional, você pode começar a pagar o imposto de 6% sobre o seu faturamento.

👀Olha que diferença:

  • 27% Como Pessoa Física;
  • 6% Como Pessoa Jurídica.

O nutricionista precisa de uma análise personalizada do seu perfil, observando cada detalhe para que seja definida a sua forma de tributação.

Solicite a sua analise pelo WhatsApp

Regime de tributação

1. Vantagens tributária: a economia em relação a prestação de serviço como pessoa física é bem significativa;

– Como pessoa física o seu impostos pode chegar aos 27,5% sobre o valor do seu faturamento. Já como pessoa jurídica esse valor pode ser reduzido para até 6%. Isso acontece por que como pessoa jurídica você pode se enquadrar no Regime de tributação Simples Nacional no anexo III.

Logo abaixo você verá a tabela de faixa de faturamento/alíquota de impostos do Regime Simples Nacional no Anexo III.

Após a abertura da empresa, o nutricionista poderá escolher os três sistemas tributários existentes no Brasil, o Simples Nacional, Lucro presumido e Lucro real.

Simples Nacional:

É o modelo de tributação mais escolhido. Ele não é tão simples assim infelizmente, pois proporciona várias alíquotas específicas por faixas de tributação de acordo com seu faturamento anual e o tipo de atividade.

Lucro Presumido:

Nesse regime os impostos são pagos trimestralmente, para a escolha desse regime é necessário uma análise personalizada de acordo com o seu faturamento para essa escolha. 

Lucro Real

Não é indicado na maioria dos casos, pois não compensa para a maioria dos prestadores de serviços da área da saúde, principalmente no caso de nutricionista.

Entra em contato com a nossa equipe agora e solicita a sua simulação personalizada para o seu cenário atual e gratuita.

ABERTURA DE EMPRESA

E aí, viu como é bom fazer a abertura de empresa?

Mas, quando você possui uma contabilidade que entende sua realidade e é preocupada com seus resultados, essas vantagens se multiplicam ainda mais!

É por isso que nós, da Ellun, nos preocupamos tanto em abrir sua empresa com a maior agilidade, tranquilidade e eficiência possível, para que, em poucos dias, você já possa oferecer seu serviço com ainda mais excelência para seus clientes.

Aqui, você nem precisa se preocupar com burocracia. Isso fica em nossas mãos, enquanto você fica tranquilo(a), focado em fazer somente aquilo que é importante para você e seu negócio.

Ficou curioso(a) e quer experimentar? Vem conversar com a gente no Whatsapp! Estamos esperando por você, hein?

×

Olá!

Clique aqui e tire suas dúvidas diretamente no WhatsApp

× Fale conosco