Com o chamado “boom” 💣 das redes sociais houve uma profunda transformação na maneira como as empresas abordam o processo de vendas.
Neste artigo, vou explorar essa revolução digital e como as redes sociais se tornaram um dos principais canais para impulsionar as vendas. Analisando desde o início das redes sociais até os desafios atuais e as dicas para melhorar as vendas nesse novo universo digital.
Inclusive, se você ainda não segue as nossas redes sociais o momento ideal é agora.
A evolução das redes sociais: de comunidades online a canais de vendas
As redes sociais surgiram com o propósito de conectar as pessoas, compartilhar informações e construir comunidades online.
Quem não se lembra das famosas comunidades do Orkut?
Inicialmente, as redes sociais tinham uma proposta mais voltada para interações sociais do que para fins comerciais.
A primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, surgiu nos estágios iniciais da era da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que perderam o contato com o passar dos anos.
Depois disso, diversas outras redes sociais surgiram, como o Friendster e o Myspace, todas com um foco em facilitar relacionamentos e o compartilhamento de interesses.
A transformação das redes sociais em plataformas de vendas
Mas afinal em que momento perceberam que as vender pelas redes sociais seria vantajoso?
A transição das redes sociais de espaços puramente sociais para canais de vendas começou a acontecer quando as empresas perceberam o potencial de um grande público- alvo de maneira direcionada e personalizada. A capacidade de segmentar anúncios e alcançar consumidores interessados foi um marco importante nessa transformação.
Hoje em dia é quase impossível utilizar o instagram, por exemplo, sem tomar aquele anúncio ao rolar o feed.
A mudança de foco: redes sociais x comerciais de TV
Os comerciais de TV, que antes eram a principal forma de publicidade, começaram a perder seu apelo à medida que as pessoas se voltaram para as redes sociais em busca de entretenimento, informações e interação social.
Se antes para ter conhecimento de um produto novo a gente precisava ver o anúncio passar em horário nobre na TV, hoje em dia vemos rapidamente no nosso celular.
Com esse declínio da atenção voltada para televisão, as redes sociais se tornaram o novo foco para as marcas
Para ter sucesso nas redes sociais, as marcas tiveram que se adaptar e moldar suas estratégias de marketing conforme as preferências e comportamentos do público.
Isso inclui a criação de conteúdo relevante e envolvente, bem como a interação com os seguidores, a comunicação entre as marcas e os consumidores se tornou mais direta e imediata.
Isso intensificou a necessidade de um atendimento eficaz, já que os clientes esperam respostas rápidas e soluções para suas dúvidas e problemas.
O impacto da comodidade online
A comodidade das compras online nas redes também trouxe desafios, como a criação de compradores impulsivos, já que a repetição de anúncios vistos de um produto cria um certo desejo de compra por mais que a gente não precise daquele produto.
Para ter sucesso na venda nesse meio, é necessário adotar estratégias eficazes, como a criação de conteúdo visual atraente, análise de público e o cultivo de relacionamentos com a audiência.
Conclusão
Nossa jornada pelo universo em constante evolução das redes sociais nos levou a compreender um pouco como essas plataformas transformaram a maneira como as empresas vendem produtos e serviços.
À medida que o cenário digital continua a evoluir, as empresas devem sempre estar de olho, se adaptando constantemente, compreendendo seu público-alvo e aprimorando suas estratégias.
Portanto, é necessário lembrar que o futuro das vendas está fortemente ligado as redes sociais. É importante estar preparado, inovar e continuar a impulsionar suas vendas nesse universo digital de inúmeras possibilidades.