empreendedor DE SUCESSO

Como se tornar um empreendedor de Sucesso

Empreender é o sonho do brasileiro. Prova disso são pesquisas que afirmam que o país possui 43 milhões de empreendedores, dos quais 14 milhões já têm um negócio seu há, pelo menos, três anos e meio. Com isso, a taxa de empreendedorismo ficou em 9,9% em 2021.

Além desses, um relatório sobre empreendedorismo potencial da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) considera que pelo menos 50 milhões de brasileiros querem iniciar um negócio próprio.

E o sonho de todo mundo que começa no mundo dos negócios é sem bem sucedido! Se fosse pra ser ruim, ninguém queria, não é? Mas como alcançar isso? 

Primeiro passo

O primeiro passo antes de conhecermos as dicas de ouro que vamos dar aqui é: manter a sua empresa organizada. Muitos empreendedores deixam em segundo plano a organização da sua empresa e isso acaba ocasionando na perda de controle das finanças, chegando a receber até multas altas e taxas a mais para pagar devido a perda de prazos.

Evite esse tipo de situação! Como? Vem comigo que vou te ajudar nessa tarefa fácil e tão simples, que no final do conteúdo você vai dizer “Mas era só isso?”.

Contabilidade de Confiança

Esse é ponto principal e essencial, que muitas vezes é deixado de lado.

Contrate uma contabilidade de confiança e que entenda o seu nicho de mercado. Entender um pouco de contabilidade não é o suficiente para administrar todo o contábil da sua empresa; deixe isso com quem estudou para entender o processo a fundo e sabe lidar direitinho com a Receita Federal, já que a bonita não brinca em serviço!

Conta PJ X Conta PF

Separe as contas da empresa das contas pessoais.

Lá vem essa conversinha de novo? Pois bem, ela é essencial!

Ter essa separação torna possível ter uma visão geral das finanças da empresa e até garantir investimentos. Por isso, você pode conferir o conteúdo que temos aqui onde explico direitinho como separar essas contas aí, sem deixar brecha para a Receita Federal te autuar.

Vamos ser sinceros, não é atoa que a partir do momento que você abre uma empresa, nasce uma Pessoa Jurídica certo? Então é cada um no seu quadrado, Pessoa Física com a conta PF e Pessoa Jurídica na conta PJ e fica tudo certinho;

Xô Procrastinação

Diga não à procrastinação.

“Para que deixar para depois, se posso fazer AGORA?”. Faça o que tem pra ser feito, organize datas, atividades e prestação de contas a serem quitadas. Também o que tem para receber, quando vai receber, o que tem e para quem pagar.

Assim você pode quitar até antes da data e evita pagamentos de multas e juros por atrasos;

Compartilhe as informações

Colabore com o seu contador, faça dele seu melhor amigo!

Parece chato só falar do contador não é mesmo? Mas é a realidade.

Passe as informações em tempo hábil da sua empresa para a sua contabilidade, pois eles precisam elaborar todas as demonstrações e declarações para a Receita Federal antes que eles realizem alguma fiscalização em seu CNPJ.

A vigilância do fisco com o avanço da tecnologia só ficou mais ágil e perita, assim eles conseguem informações em tempo recorde. Melhor enviar aqueles documentos o quanto antes para a contabilidade, tudo de forma coerente e honesta pra eles fazerem o melhor trabalho possível por você.

Analises Periódicas

Faça análises periódicas da sua empresa e de forma detalhada, verifique as despesas e receitas, se realmente está tudo correto e se precisa mudar algo para melhorar.

Organização

Mantenha seus documentos organizados. Quando precisar, irá saber onde encontrar e o que fazer com eles.

Já pensou ter que pagar algo duas vezes por não ter comprovante?;

Assistente Financeiro

Está difícil conseguir organizar as finanças?

Contrate um assistente financeiro empresarial(também conhecido como BPO).

Se você colocar na ponta do lápis, vai ver o quanto de juros e multas pode estar sendo pago quando você não tem tempo pra dar atenção a essa área.

Melhor reavaliar e pedir um help se necessário. Valores investidos no momento certo evitam transtornos futuros.

Inclusive na Ellun nós temos o serviço de assistente financeiro à parte para nossos clientes que querem o dinheiro no momento certo na conta PF e poder usufruir do valor tranquilamente, sabendo que todas as despesas da empresa já foram quitadas.

Mais simples do que se imagina

Gostou das dicas? Foram pensadas com base na nossa experiência, conhecimento e também dos nossos mais de 1.000 clientes já atendidos. 

Como você viu, pode ser mais simples do que se imagina! Tudo na vida é constância e hábito! Mantenha o foco em fazer o seu negócio crescer de forma correta contratando serviços de confiança e competentes que te auxiliem nesse processo e tudo irá fluir de uma forma leve e simples.

Sugestão de vídeo:

TIRE SUAS DÚVIDAS NO WHATSAPP

Possui CNH?
Você precisa de qual certificado?