BLOG

Fluxo de Caixa: como manter a saúde financeira da sua empresa

Publicado em 22/05/2018
fluxo de caixa

Como saber as entradas e saídas de capital da sua empresa? Como prever possíveis déficits financeiros? Como manter a saúde financeira do seu negócio? Todas essas perguntas podem ser respondidas com uma ferramenta simples, eficaz e indispensável: o fluxo de caixa.

Mas, apesar de fluxo de caixa ser uma expressão financeira muito utilizada no mundo corporativo, você sabe o que ela significa? O fluxo de caixa é o controle das projeções das entradas (a receber) e saídas (a pagar) em um determinado período, levando em consideração o saldo das contas.

Isso partindo do ponto que as entradas ocorrem por meio da comercialização de serviços ou produtos, venda de bens e ativos da empresa, recebimentos de dívidas, por exemplo. E as saídas são destinadas para diversos fins, como compra de matérias-primas, pagamento de funcionários e fornecedores, aluguéis e demais custos variáveis e fixos.

O principal objetivo do Fluxo de Caixa é o controle e manutenção adequada das operações financeiras da empresa, já que a ferramenta oferece uma visão ampla da saúde financeira do negócio.

Quando uma empresa tem o Fluxo de Caixa em pleno funcionamento, vários aspectos financeiros da empresa são beneficiados. A partir dele, é possível analisar as vendas feitas e suas datas de pagamentos, caso forem a prazo, e programar para que as saídas mais expressivas sejam feitas no período e negociar os prazos de pagamentos com os fornecedores. Além disso, é possível antecipar eventuais desequilíbrios financeiros e identificar oportunidades de aplicações e investimentos com sobras de caixa.

Não possui Fluxo de Caixa na sua empresa e ficou interessado em entender melhor? Pode ficar calmo que é bem fácil de implantá-lo!

Para isso, é preciso começar com a primeira etapa: registrando as vendas previstas para os meses seguintes separando as vendas à vista e a prazo. Depois, a segunda etapa é o lançamento dos gastos que o seu negócio tem no período determinado. Atenção aqui: todos os gastos precisam ser anotados, ok? Por último, a terceira etapa é controlar as contas da empresa, a partir de um registro interno.

Passo a passo para implantar o Fluxo de Caixa na sua empresa

  1. Separe as contas pessoais das contas da sua empresa. Uma etapa que parece simples, mas que pode ser crucial para a organização e profissionalização do seu negócio. O mais indicado é que cada empresário tenha seu pró-labore e que suas contas pessoais não sejam pagas pela empresa.
  2. Escolha um bom software de gestão e implemente um fluxo de caixa. Você pode até organizar com papel e caneta, mas o mais indicado é escolher um software de gestão que seja compatível com as necessidades da sua empresa.
  3. Eleja um responsável pelo registro do controle de despesas e receitas da sua companhia. Ele será o responsável por manter o fluxo de caixa funcionando, então a escolha de um bom funcionário é fundamental.
  4. Zele sempre pelo estoque. O controle do estoque deve estar sempre em dia. E ele estará praticamente impecável se estiver acompanhado pelo Fluxo de Caixa, já que, a partir dele, é possível entender quando é preciso comprar determinado material, por exemplo.
  5. Continue acompanhando o fluxo de caixa. A eficácia do fluxo de caixa é garantida de acordo com a sua supervisão. Guarde notas fiscais, respeite datas de pagamento e continue acompanhando o que está para entrar e para sair da sua empresa.

Fluxo de Caixa x Controle de Caixa

Muitas vezes, Controle de Caixa e Fluxo de Caixa são usados como sinônimos, mas são duas ações financeiras diferentes! O Controle de Caixa é apenas o registro do dinheiro que entra e que sai do caixa da empresa, um relatório muito importante para evitar o desvio de recursos. Já o Fluxo de Caixa, como falamos anteriormente, envolve as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, mas engloba também as projeções para períodos futuros.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo como este? Então não deixa de  curtir nossa página no Linkedin e Instagram.

×

Olá!

Clique aqui e fale conosco diretamente no WhatsApp

× Fale conosco