BLOG

Contratação de Endereço Fiscal: Porquê?

Publicado em 24/08/2019

Então chegou o sonhado momento de realizar a abertura da sua empresa, e para isso uma das exigências legais é ter um endereço fiscal válido para efetuar o registro, sem essa informação não é possível dar início a formalização do negócio. 

Dessa forma, algumas empresas não executam suas atividades no mesmo endereço onde foi registrada a empresa.

Neste artigo você entenderá o que o Endereço Fiscal – E.F, também conhecido como Endereço Virtual – E.V, o Endereço Comercial e para que servem, assim como as vantagens e pontos de atenção para sua utilização.

Endereço Fiscal

Endereço Fiscal é o domicílio informado para o registro da empresa. É o endereço utilizado para fins fiscais diante dos órgãos públicos.

Este é o endereço que aparecerá no cartão CNPJ, contrato social, e demais documentos de legalização da empresa, assim como os comprovantes de endereços e demais contas.

Endereço Comercial

Já no caso do Endereço Comercial, é o endereço de localização da empresa, onde ela desenvolve e executa suas atividades. 

Normalmente as empresas procuram um endereço de prestígio, pois essa informação será utilizada no site, cartão de visita, e-mail, entre outras, para fins de divulgação da empresa

Mas, o que é motiva as empresas executar suas atividades num endereço diferente do efetivamente registrado? É o que veremos no próximo tópico.

Vantagens de Utilizar o Endereço Fiscal

Decidir pela utilização do endereço fiscal não é uma mera escolha já tem impacto direto no financeiro da empresa. Mas, no que exatamente influência? Listamos alguns dos pontos abaixo:

Baixo Custo: Se sua atividade não exige que tenha um ponto físico e permite que trabalhe em Home Office, por exemplo, por que alugar um ponto físico para registro e funcionamento?

Além do custo com aluguel, ainda viria compra de móveis e equipamentos o que elevaria ainda mais os seus gastos. Sendo assim, a utilização do Endereço Virtual permite a isenção de parte destes gastos.

Sem burocracia: Ao alugar um imóvel ou utilizar o imóvel próprio para regularizar o negócio, em ambos os casos o imóvel deve está regularizado perante o município de localização. Devendo ter escritura do imóvel e IPTU quitado. No caso do aluguel é necessário ter autorização do proprietário. 

Contratando o Endereço Fiscal, não existe essa preocupação com documentação e regularização do imóvel, já que a empresa que oferta este serviço, já encontra-se regularizada no município.

Regularização do negócio: Facilidade para realizar a formalização do negócio já que a empresa que oferta o serviço de E.F encontra-se regularizada no município e com a documentação necessária para agilizar sua abertura.

Redução e/ou Isenção de Taxas Municipais: Com a contratação do Endereço Fiscal a preocupação com o pagamento de IPTU passa a não existir, já que é de responsabilidade da empresa responsável pelo Endereço Fiscal. Além disso, existe a possibilidade de isenção de Taxas municipais como TLP, já que no endereço contratado não terá placa de propaganda sua.

Alvará de Funcionamento: Imagine o custo de contratar um engenheiro para fazer o projeto de panico e incêndio, pagamento de taxa do corpo de bombeiros para liberar o AVCB, custo da Compra de Extintores, Luzes e Placas, além da instalação. Você fica isento de todo esse custo, contratando um Endereço Fiscal.

Apesar destes benefícios, alguns pontos precisam de atenção para que você não seja prejudicado.

Pontos de Atenção

1° Contrate apenas o que for necessário para seu negócio, alguns pacotes incluem uma série de serviços que você mesmo pode fazer e dessa forma reduzir na mensalidade.

2° Deve ter um contrato de formalização da contratação do serviço de Endereço Fiscal.

3° Os tributos municipais que sua empresa estará sujeita, será da cidade do endereço fiscal contratado

 4° Contate seu contador para ter certeza que poderá utilizar o Endereço Fiscal na formalização. 

Bem, até aqui Você já entendeu o que é, como funciona, os benefícios e até ao que deve ficar atento na utilização do E.F. Vamos agora saber os preços praticados no mercado. 

Custo do Endereço Fiscal

Trazendo o base do dos preços praticados no mercado em Feira de Santana-Ba, os valores estão entre R$ 70,00 a R$ 200,00, mas podem variar muito em função da localização do endereço e do pacote de serviços ofertados. 

É necessário realizar orçamentos e verificar o que está incluso em cada pacote ou plano de serviço a ser contratado. Algumas empresas oferecem apenas o Endereço para registro, outras incluem no pacote o serviço de secretaria e salas de reunião. Sendo assim, você contrata o pacote e serviços que melhor lhe atender.

Conclusão

Em suma, Contratar o serviço de Endereço Fiscal de fato pode lhe trazer benefícios, já que não terá de desembolsar com gastos como Aluguel, Compra de Móveis e Equipamentos e até Custo com sua Deslocação.

Buscar a empresa que melhor atenda suas necessidades é fundamental, assim evita gastos elevados ou desnecessários.

Nós também oferecemos o serviço de Endereço Fiscal para registro de empresas. Para saber mais como funciona, basta entrar em contato conosco e estaremos prontos para atende-lo (a).

×

Olá!

Clique aqui e fale conosco diretamente no WhatsApp

× Fale conosco