BLOG

Uma Empresa Bem Gerida Conhece Os Seus Números

Publicado em 19/08/2019
Conheça os Números de sua Empesa

Falar ou Ouvir a palavra “Contabilidade” pode ser assustador para algumas pessoas.

E isso se dá ao fato de que a contabilidade é vista como algo burocrático, mal necessário ou ainda uma Despesa para empresa. Porém, a Contabilidade é a ciência da Riqueza. É ela quem transforma os dados das empresas em informações úteis para seus usuários.

Ter conhecimento dos números de sua empresa é um requisito importante para que ela continue no mundo dos negócios.

Neste artigo estaremos apresentando para você informações básicas sobre o que é a contabilidade e alguns casos importantes de sua aplicação.

Fica ligado e acompanha até o final. Será Incrível!

 

Contabilidade e os Primórdios

Bem, a contabilidade existe a muito tempo e seu objetivo sempre foi o mesmo: Reunir informações para que os gestores pudessem tomar decisões

Quando voltamos aos primórdios, os criadores de animais por exemplo, contavam quantas cabeças tinham o seu rebanho e faziam riscos nas paredes, pedras ou árvores para que tivessem o controle. Ao final do dia conferiam a quantidade e cruzavam com o que inicialmente foi contabilizado.

Saber a quantidade de suas crias, lhes davam a possibilidade de realizar negócios. Sejam vendas ou compras.

Hoje em dia não é diferente. As Empresas precisam registrar suas operações para que possam sustentar as decisões e atender suas necessidades nos momentos oportunos. Afinal, uma empresa bem gerida é uma empresa que conhece os seus números.

Baixe o Mapa Mental Gratuitamente do Artigo: Uma Empresa Bem Gerida Conhece Seus Números.

Usuários das Informações

Além da boa prática contábil da empresa, há outros usuários que dependem destas informações para tomar decisões, como seguem:


  • Investidores: Os que aplicam dinheiro na empresa e por isso querem obter lucro
  • Fornecedores: Querem saber se a empresa tem condições de pagar as dívidas
  • Bancos: Emprestam dinheiro desde que a empresa possa pagar
  • Governo: Quer saber quanto de impostos foi gerado para os cofres públicos
  • Empregados, Sindicatos e até Concorrentes: Entender a real situação da empresa

Isso quer dizer que os relatórios solicitados antes de adquirir um Empréstimo, Receber um Aporte de Capital ou Comprar Matéria Prima para sua empresa, não é um mero processo de quem estará cedendo. Mas sim uma forma de analisar a capacidade financeira de sua empresa.

 

Patrimônio Empresarial

E quando falamos de capacidade financeira, estamos falando sobre o Patrimônio da Empresa, que nada mais é que: Seus Bens + Seus Direitos – As Suas Obrigações. 

Para que fique melhor de entender, vamos a definição básica do que são os BENS

Bens, que podem ser Tangíveis (Palpáveis) ou Intangíveis (Não Palpáveis), são as coisas úteis e capazes de atender a necessidade da empresa como Carros, Estoque de Mercadoria, Móveis e utensílios, Marcas e Patentes etc.

Os Direitos, vem em geral, de uma ação realizada anteriormente que lhe dá o poder de exigir algo, ou seja, são valores, títulos e contas a receber.

Já as Obrigações, nada mais é que suas dívidas para com outras pessoas como Fornecedores, Funcionários, Aluguéis, Impostos e etc. Ao final dessa conta (Bens + Direitos – Obrigações), você terá como resultado o seu Patrimônio Líquido.

Vamos a um exemplo para entender estes conceitos. 


Vamos supor que você passe na frente de uma determinada empresa e percebe como ela é bem arrumada, com letreiros luminosos, Cadeiras e Mesas bonitas e aconchegantes, luminárias e Jardins, talvez você pense “Nossa, essa empresa deve ter muito dinheiro”. 

Você acabou de fazer uma projeção do que seria o Patrimônio dessa empresa. 

No entanto, há a possibilidade de que sua percepção não passe de um engano. Isso porque o Patrimônio de uma empresa também envolve suas Dívidas/Obrigações.

E o motivo das Dívidas serem maiores que a soma de seus Bens e Direitos é que levam muitas empresas serem vendidas, falirem ou serem fundidas (Fusões). 

Aqui vale uma ressalva, nem todas as fusões ocorrem porque a empresa está em situação ruim.


Se dermos uma volta pelos sites de notícias, percebemos o quanto esse tipo de informações são distribuídas. 

Conheça os Números de sua Empesa    Conheça os Números de sua Empesa

Contudo, a melhor forma de ter informações reais de sua empresa e conhecer de fato seus números é ter uma Contabilidade Parceira que entenda do seu ramo de atuação e lhe forneça dados que serão cruciais para o desenvolvimento do seu empreendimento.

Ela irá lhe ajudar a compreender a importância de registrar todas as operações do seu negócio, permitindo que essas informações lhe auxiliem na tomada de decisão e sejam convertidas em bons resultados.

Baixe o Mapa Mental Gratuitamente do Artigo: Uma Empresa Bem Gerida Conhece Seus Números.

Conclusão

Em resumo, para que conheça os números de sua empresa é necessário que os registros das operações sejam realizados em sua totalidade. Mas não basta registrar, acompanhar o que os números estão dizendo é essencial.

Gostou do conteúdo? Então não de compartilhar! Escolha nos botões abaixo sua rede e envie para um amigo.

E se ficou dúvida, estamos sempre a disposição para ajudar!

×

Olá!

Clique aqui e fale conosco diretamente no WhatsApp

× Fale conosco